Resenha “Belle” – Lesley Pearse – Editora Novo Conceito

belle

 

Sinopse: Belle, uma jovem de 15 anos, viveu toda sua vida em um bordel, sem saber o que realmente acontecia nos quartos no andar de cima. Porém, em uma noite que poderia ter sido como qualquer outra, ela testemunhou o assassinato de Millie, uma das garotas que ganhava a vida na Casa de Annie, e em seguida foi raptada pelo assassino e enviada a Paris.

Incapaz de escolher seu destino, ela acaba aceitando as circunstâncias e, ao chegar em New Orleans, Belle decide aproveitar a vida como uma cortesã, mesmo que as lembranças de sua casa e as ameaças que a espreitam exijam mais coragem do que ela jamais imaginou ter.

 

Minha opinião:

 Romance “água com açúcar” longe disso…

 Acredito que por influência da capa e da sinopse a principio achei que Belle fosse um romance histórico, gênero que eu adoro, porém não existe nada de romântico na história narrada neste livro, por muitas vezes se formou um nó em minha garganta ao ler Belle. 

 A autora nos transporta a Londres em meados de 1910, com uma narrativa envolvente e repleta de elementos, descreve com detalhamento a cidade, a pessoas e os costumes, mas em nenhum momento essa narrativa se torna cansativa, entendo que essa foi uma forma de nos mostrar a sociedade da época para que possamos entender o desenrolar da história. 

 Belle é uma jovem inocente e muito inteligente de 15 anos, que fora criada por Mog, uma espécie de emprega doméstica, em um bordel do qual sua mãe Annie, uma mulher um tanto fria, era dona em Londres. Apesar de viver neste lugar desde seu nascimento Belle, foi criada de maneira à nunca desconfiar do que acontecia entre as paredes do salão e dentro dos quartos do estabelecimento. Para ela sua mãe oferecia festas, das quais os cavalheiros pagavam para participar. 

 Porém toda essa inocência lhe foi tirada da pior forma, Belle por um descuido fica presa em um dor quartos do estabelecimento e se esconde embaixo da cama, acaba descobrindo o que acontece nos quartos e o significado da palavra prostituta, ao mesmo tempo em que presencia a garota ser assassinada pelo cliente, um homem rude e cruel. 

 Acreditando estar protegendo a filha e seu estabelecimento, mesmo a contragosto de Mog, Annie não conta tudo que sabe a policia, mas isso não impede que o assassino venha atrás de Belle e a sequestre. 

 Uma menina linda de cabelos escuros e olhos azuis é uma boa mercadoria, Belle acaba sendo levada até a França e vendida em um bordel, onde é cruelmente estuprada, mas esse é só o começo da saga de Belle, ela é vendida novamente e enviada a América para New Orleans, nessa viagem ela conhece o jovem misterioso e perigoso Etienne, por quem acaba se afeiçoando. 

 A partir daí Belle passa por várias situações que levaria qualquer um a desistir, mas ela é uma menina corajosa, e acaba aceitando o seu novo modo de vida, mas sem nunca desistir de voltar à Inglaterra. 

 Toda vez que começamos a acreditar que a sorte de Belle está para mudar acontece algo de ruim em sua vida, ela sempre se depara com pessoas que só querem tirar vantagem de sua beleza e ganhar dinheiro a suas custas. 

 Apesar do final não ser de tirar o fôlego, ele se encaixa bem com a história, o livro nos mostra em cenas quentes e muitas vezes cruéis o modo de como as mulheres eram tratadas naquela época.

O livro é muito bom, porém quem está esperando uma linda história de amor, pode esquecer, amor é que menos irá encontrar nesse livro.

4estrelas

belle 2.jpeg

 

by Patty Santos

Resenha 09/2013 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s